Glossário

"(...) conjunto de práticas sociais que visam estimular a iniciativa e a participação
das populações no seu próprio desenvolvimento e na dinâmica global da vida
sócio-politica em que estão integradas."
(UNESCO)

                                                              (Thomas e znaniecki, 1915,p.22)


Cooperação 
É um tipo de processo social em que dois ou mais indivíduos, ou grupos actuam conjuntamente tendo em vista um objectivo comum. São numerosos os interesses que levam os indivíduos à cooperação: de ordem material (por exemplo: a constituição de uma sociedade comercial), e de ordem espiritual (como a constituição de uma associação com fins culturais e não lucrativos).
In Sociologia 12º ano, 1995, Lisboa Editora
(Torrance,1965 apud ALENCAR, 1993, p.13)


(Wechsler Solange,1998,p.25) 
G.Gurvitch - Traité de Sociologie, tomo I, p.187


in Dicionário de Sociologia,2008, Plátano Editora


Estilos de liderança:


Líder AutocráticoApenas o líder fixa as normas, sem qualquer participação do grupo; O líder é dominador e pessoal nos elogios e nas críticas ao trabalho de cada membro. O líder é dominador e é “pessoal” nos elogios e nas críticas ao trabalho de cada liderado .O líder toma decisões individuais, desconsiderando a opinião dos liderados.


Líder Paternalista - protege o funcionário, para se sentir protegido, assim não ajuda no crescimento profissional; paternalismo é uma atrofia da Liderança, onde o Líder e sua equipe tem relações interpessoais similares às de pai e filho. A Liderança paternalista pode ser confortável para os liderados e evitar conflitos, mas não é o modelo adequado num relacionamento profissional, pois numa relação paternal, o mais importante para o pai é o filho, incondicionalmente.


Líder DemocráticoO grupo participa na discussão do trabalho e na divisão das tarefas. As decisões são tomadas pelo colectivo, o líder apoia, sugere alternativas, mas não as impõe; A comunicação entre todos é segura, sincera, e aberta. Dá feedback sobre o trabalho. O clima em geral é satisfatório.


Líder Liberal (Laissez Faire)- significa literalmente "deixai fazer, deixai ir, deixai passar". O líder delega todas as tarefas, é ausente; O líder funciona como mais um elemento do grupo, só intervém se for solicitado; O grupo é que levanta questões e divide tarefas; O líder é passivo.
Se o grupo não tiver capacidade de auto - organizar, há tendência para discussões; verifica-se individualmente e desempenho pode ser baixo.
Por outro lado, a Liderança liberal também pode ser indício de uma liderança negligente e fraca, onde o líder deixa passar falhas e erros sem corrigi-los.


Características fundamentais de um Líder:
Conhecimento do trabalho
Conhecimento das responsabilidades
Capacidade de ensinar ou treinar
Capacidade de melhorar os métodos de trabalho
Capacidade de dirigir
Um líder não poderá transmitir...
Insegurança, falta de confiança em si, inibições, timidez, a própria situação
Na verdade um Líder deverá usar todos os estilos, vai depender da maturidade da equipe, do tempo para execução do trabalho e da experiência dos membros da equipe de trabalho.

in MONTEIRO, M, Santos, Milice R. Psicologia, 1º volume, Porto, Porto Editora

" é mais do que isso, é a habilidade de exercer influência e ser influenciado pelo grupo, através de um processo de relações interpessoais adequadas para a consecução de um ou mais objectivos comuns a todos os participantes".( Rosa Neves Gestosa)
                                                         
Método
A palavra método significa caminho ou processo racional para atingir um dado fim.

Motivação




in MONTEIRO, M, Santos, Milice R. Psicologia, 1º volume, Porto, Porto Editora






FISCHER, G.N, Os conceitos fundamentais da psicologia social, Instituto Piaget, 1996






in MONTEIRO, M, Santos, Milice R. Psicologia, 1º volume, Porto, Porto Editora




www.jornaldaciencia.org.br---acedido em 22-11-10




(Livro:"O léxico do Animador", Ezequiel Ander-Egg)








(Livro:"O léxico do Animador", Ezequiel Ander-Egg)