Animação
"(...) conjunto de práticas sociais que visam estimular a iniciativa e a participação (UNESCO) das populações no seu próprio desenvolvimento e na dinâmica global da vida sócio-politica em que estão integradas." Animação 1O Sindicato dos Trabalhadores Sociais (1977) refere o “ Animador Sócio – cultural é todo aquele que, tendo recebido uma formação específica, é capaz de elaborar e executar um plano de animação numa comunidade, instituição ou organismo utilizando actividades recreativas, culturais e ou desportivas visando em última análise o desenvolvimento das potencialidades dos elementos dessa comunidade em ordem a tornarem-se agentes transformadoras do seu meio.” Marcelino Lopes (2006:526).Animador de GrupoAquele a quem cabe esclarecer as situações, levar as pessoas a interiorizar os seus problemas, provocar uma sincera reflexão, despertar a solidariedade grupal e ainda criar um ambiente de compreensão e de aceitação mútua, de autêntica fraternidade e acolhimento, para que cada qual, sustentando psicologicamente, encontre resposta positiva às suas inclinações naturais de segurança, de reconhecimento, de aceitação e de valorização pessoal.AtitudesAs atitudes podem ser definida como uma organização duradoura de crenças e congnicões em geral, dotada de uma carga afectiva pró ou contra um dado objecto social definido. Ela determina uma predisposição para encarar ou reagir a uma dada situação ou objecto social.As Atitudes referem-se sempre a objectos específicos, que esão presentes ou que são lembrados através de um indicio do objecto.Atitudes são processos de consciência individual que determinam actividades reais ou possíveis do indivíduo no mundo social.Cooperação É um tipo de processo social em que dois ou mais indivíduos, ou grupos actuam conjuntamente tendo em vista um objectivo comum. São numerosos os interesses que levam os indivíduos à cooperação: de ordem material (por exemplo: a constituição de uma sociedade comercial), e de ordem espiritual (como a constituição de uma associação com fins culturais e não lucrativos). In Sociologia 12º ano, 1995, Lisboa Editora
CriatividadeA criatividade é um conjunto de processos de pensamentos que se interligam com a imaginação, intervençao, inovação,intuição e inspiração.A criatividade tem de a ver com a disposição e disponibilidade para cada indivíduo pensar e ter ideias diferentes.(...)(Wechsler Solange,1998,p.25) EducaçãoNo sentido amplo do termo, identifica-se com a socialização, como processo de transmissão de valores, normas, crenças e comportamentos. Mas sustem-se geralmente que a educação é só uma parte do processo de socialização. Num sentido mais restrito, o termo educação designa todo acto ou acção intencional, sistemática e metódica que o educador realiza sobre o educando para favorecer o desenvolvimento das qualidades morais, intelectuais ou físicas que toda a pessoa possui em estado potencial.(Livro:"O léxico do Animador", Ezequiel Ander-Egg)GrupoGurvitch define o grupo como sendo: "uma unidade colectiva real, mas parcial, directivamente observável e fundada em atitudes colectivas contínuas e activas, tendo uma tarefa comum a realizar, unidade de atitudes, de obras e de condutas que constitui um quadro social estruturável,tendendo para uma coesão relativa das manifestações da sociabilidade."G.Gurvitch - Traité de Sociologie, tomo I, p.187 Grupo primárioSegundo o sociólogo americano Charles Horton Cooley, estes grupos são por norma de pequena dimensão e "são definidos como grupos em presença onde dominam as relações interpessoais";"A identificação com o colectivo é forte, e as relações de simpatia, de cooperação e de ajuda mútua dominam no seio do grupo".Como exemplos destes grupos temos a família, os vizinhos e o grupo de vizinhos.in Dicionário de Sociologia,2008, Plátano Editora Grupo SecundárioGeralmente de maior dimensão que os grupos primários são "caracterizados por relações mais superficiais, assentando principalmente em bases utilitárias"; |
LiderançaLiderança é o processo de conduzir um grupo de pessoas, transformando-o numa equipe que gera resultados. Este sistema, deve criar um clima em que todos queiram contribuir para uma produção eficiente e eficaz, em que todos tenham interesse em aprender recursos técnicos e teóricos para resolver os problemas e efectuar melhorias no trabalho.Estilos de liderança: Líder Autocrático – Apenas o líder fixa as normas, sem qualquer participação do grupo; O líder é dominador e pessoal nos elogios e nas críticas ao trabalho de cada membro. O líder é dominador e é “pessoal” nos elogios e nas críticas ao trabalho de cada liderado .O líder toma decisões individuais, desconsiderando a opinião dos liderados. Líder Paternalista - protege o funcionário, para se sentir protegido, assim não ajuda no crescimento profissional; paternalismo é uma atrofia da Liderança, onde o Líder e sua equipe tem relações interpessoais similares às de pai e filho. A Liderança paternalista pode ser confortável para os liderados e evitar conflitos, mas não é o modelo adequado num relacionamento profissional, pois numa relação paternal, o mais importante para o pai é o filho, incondicionalmente. Líder Democrático – O grupo participa na discussão do trabalho e na divisão das tarefas. As decisões são tomadas pelo colectivo, o líder apoia, sugere alternativas, mas não as impõe; A comunicação entre todos é segura, sincera, e aberta. Dá feedback sobre o trabalho. O clima em geral é satisfatório. Líder Liberal (Laissez Faire)- significa literalmente "deixai fazer, deixai ir, deixai passar". O líder delega todas as tarefas, é ausente; O líder funciona como mais um elemento do grupo, só intervém se for solicitado; O grupo é que levanta questões e divide tarefas; O líder é passivo. Se o grupo não tiver capacidade de auto - organizar, há tendência para discussões; verifica-se individualmente e desempenho pode ser baixo. Por outro lado, a Liderança liberal também pode ser indício de uma liderança negligente e fraca, onde o líder deixa passar falhas e erros sem corrigi-los. Características fundamentais de um Líder: Conhecimento do trabalho Conhecimento das responsabilidades Capacidade de ensinar ou treinar Capacidade de melhorar os métodos de trabalho Capacidade de dirigir Um líder não poderá transmitir... Insegurança, falta de confiança em si, inibições, timidez, a própria situação Na verdade um Líder deverá usar todos os estilos, vai depender da maturidade da equipe, do tempo para execução do trabalho e da experiência dos membros da equipe de trabalho. |
LiderançaNo interior dos grupos estabelece-se uma divisão de funções e relações de cooperação entre os seus membros. O tipo de tarefas, estrutura, organização e normas variam.Contudo, há um elemento comum a quase todos os grupos - a existência de um coordenador, de um líder. Mesmo nos grupos mais pequenos, há a tendência para se escolher entre os seus membros um elemento que coordene a actividade colectiva, para melhor atingir os objectivos definidos, para afirmar o próprio grupo.in MONTEIRO, M, Santos, Milice R. Psicologia, 1º volume, Porto, Porto Editora Liderar" é mais do que isso, é a habilidade de exercer influência e ser influenciado pelo grupo, através de um processo de relações interpessoais adequadas para a consecução de um ou mais objectivos comuns a todos os participantes".( Rosa Neves Gestosa)Método A palavra método significa caminho ou processo racional para atingir um dado fim. Motivação Motivação é tudo aquilo que leva a pessoa a agir de determinada forma, podendo este impulso ser provocado por um estímulo externo (provido do ambiente), ou interno (nos processos mentais do individuo). O estudo da motivação comporta a busca de princípios que nos auxiliam a compreender, porque é que os seres humanos em determinadas situações específicas escolhem e mantêm determinadas acções.Sem motivação é difícil obter bons resultados, seja em que actividade for. Ela activa e dirige o comportamento, é o gosto e a paixão de fazer o que se faz. A motivação actua em geral sobre as necessidades do ser humano, a fim de suprimi-las para atingir objectivos pessoais ou profissionais. Essas necessidades agem como formas activas e impulsionadoras do comportamento. E o comportamento por sua vez nunca é aleatório, mas sempre orientado e dirigido para algum objectivo.PsicodramaTécnica de improvisação dramática que tem por objectivo desenvolver a espontaneidade dos sujeitos, permitindo a expressão dos afectos, sendo muito usada como psicoterapia de conflitos interpessoais.in MONTEIRO, M, Santos, Milice R. Psicologia, 1º volume, Porto, Porto Editora SocializaçãoProcesso de aprendizagem que um indivíduo faz das atitudes, normas e valores próprios de um grupo, operando-se a sua integração social por meio das relações vividas.FISCHER, G.N, Os conceitos fundamentais da psicologia social, Instituto Piaget, 1996 SociodramaTécnica de improvisação dramática em que o que se pretende analisar é o grupo, e não o indivíduo como no psicodrama. Pede-se a 1 grupo que improvise uma cena sobre um tema social. A situação vai permitir que os subgrupos exprimam e analisem a dinâmica do grupo, os seus conflitos e fontes de tensão.in MONTEIRO, M, Santos, Milice R. Psicologia, 1º volume, Porto, Porto Editora TécnicaA palavra técnica origina do grego tekné que significa, arte, sagacidade, habilidade de fazer as coisas com certa desenvoltura.www.jornaldaciencia.org.br---acedido em 22-11-10 UnescoOrganização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Estabelecida em 1946, tem a sua sede em Paris e é um dos quatorze organismos especializados que formam o sistema das Nações Unidas, cada um dos quais com uma esfera de competências bem defenidas. No caso da Unesco, além da educação, a ciência e a cultura, as suas funções abarcam a comunicação, a ecologia, as ciências sociais, os direitos humanose, de maneira particular, está orientada para a realização da paz entre os povos.(Livro:"O léxico do Animador", Ezequiel Ander-Egg) VoluntariadoDenomina-se voluntariado o sistema de organizar o trabalho voluntário, isto é, aquele que se faz sem remuneração alguma. Pessoas que livremente, além do cumprimento dos seus deveres civis e obrigações como cidadãos, se consagram a realizar uma serie de actividades para atender os problemas que afligem a individuos, grupos, sectores sociais, etc.(Livro:"O léxico do Animador", Ezequiel Ander-Egg) |