A Guerra do Fogo

Director: Jean-Jacques Annaud 
Elenco: Everett McGill, Rae Dayn Chong, Ron Perlman, Nameer El-Kadi, Gary Schwartz, Kurt Schiegl, Frank Olivier Bonnet, Brian Gill.
Produção: Michael Gruskoff, Denis Heroux, John Kemeny
Roteiro: Gérard Brach
Fotografia: Claude Agostini
Trilha Sonora: Philippe Sarde
Duração: 97 min.
Ano: 1981
País: França/ Canadá
Género: Aventura
Exposição das ideias principais - Considero um filme muito bom do ponto de vista cinematográfico. As personagens apresentam uma boa caracterização e exibe filmagens de locais absolutamente fantásticos. Para além de tudo isto, transmite várias mensagens importantes para as nossas vidas.
Segundo o filme, desde os nossos antepassados existe uma grande luta pelo poder, neste caso concreto, a luta pelo fogo. Lutava-se por algo pelo qual não se conhecia a sua origem, só se sabia que existia, mas não se sabia como. Após descobrir-se como se produzia o fogo, as lutas terminaram.
O filme transmite-nos a importância das relações humanas, de como a parte emocional e os afectos são importantes no dia-a-dia dos seres humanos, por mais primórdios que sejam.

Apresentação dos aspectos positivos / negativos - Apesar do filme não ter legendas, é bastante perceptível. As mensagens são transmitidas com muita transparência.
Quanto aos aspectos negativos, não encontrei.
Pertinência pedagógica - Este filme faz-nos reflectir sobre a origem do Homem.
Ao longo do filme dei por mim a reflectir muitas vezes sobre a origem do ser humano. O que teve que conquistar, quanto teve que lutar, o que evoluiu…

“A guerra do fogo” reporta-nos para uma realidade que nos faz pensar… Quantos de nós se viu numa situação de luta por algo que queremos muito? No nosso íntimo, no nosso inconsciente, temos impulsos selvagens que numa situação de sobrevivência vêm ao de cima. Reagimos por vezes de forma selvagem e impulsiva quando sentimos em perigo a nossa vida, um ente querido, ou um bem precioso, nesta sociedade que consideramos civilizada e evoluída, tal como reagiam os nossos antepassados pelo fogo.

No entanto, os sentimentos, os afectos, o amor ainda consegue transformar e modificar a vida das pessoas. É com esta esperança que no fundo os seres humanos vivem. Por mais fortes e frios que sejam, os homens procuram sempre o verdadeiro amor.
Descrição do contexto e das situações/ reconstrução da temática (história) - Este filme narra a história de uma tribo que tinha na sua posse um elemento muito importante, o fogo. Possuíam o elemento, mas desconheciam a forma de produção.
Um dia, a chama é roubada por outra tribo, apesar da intensa luta.
Para a reconquistarem enviaram três elementos. Estes homens enfrentaram tempestades, guerras, percorreram vales e montes, enfrentaram tribos inimigas, inclusive canibais, animais selvagens. Depararam-se com tribos mais evoluídas, aprenderam técnicas de artesanato, de pintura corporal, de cerâmica, aprenderam a lançar flechas, a construir cabanas, a conhecer ervas medicinais, a viver de maneira diferente e principalmente aprenderam a arte de produzir o fogo por atrito.
Nesta caminhada, para além de tudo o que foi descrito anteriormente, um dos jovens aprendeu algo que não é quantificável. Sentiram…para além da linguagem, expressões como o sorriso e o humor foram importantes, se bem que de forma involuntária.
O Amor também é transmitido no filme, quando um dos elementos que vai em busca do fogo se apaixona por uma mulher de outra tribo.
Auto-avaliação - Considero que seja um filme muito bom. Dou-lhe nota 5.
A nível Social: viver em grupo e proteger o espaço territorial.
A nível Religioso: idolatrar e cuidar de algo valioso (o fogo).
A nível Sexual: promiscuidade, ingenuidade, inexistência de culpa e/ou sentimentos. O modo de como homens e mulheres conviviam.
A nível Cultural: utilização dos símbolos que transformaram o homem.
A nível Educativo: a forma de comunicar, de se expressar, de esta, de se adaptar ao meio